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Alérgicos e intolerantes podem comemorar Dia do Leite sem dor de cabeça?

Alérgicos e intolerantes podem comemorar Dia do Leite sem dor de cabeça?
Catarina Bortolotto / Assessoria de Imprensa

Para continuar com praticidade na rotina e versatilidade na cozinha, opções de bebidas vegetais podem substituir o líquido sem nenhum desconforto.

Muitas pessoas deixam de desfrutar das receitas de família ou algum prato que gostam por algum tipo de restrição alimentar, uma vez que a saúde deve vir sempre em primeiro lugar. Com isso, alérgicos à proteína do leite de vaca ou intolerantes à lactose, por exemplo, acabam não podendo mais consumir o tão saboroso leite. No entanto, para que este público não fique desassistido, empresas têm buscado maneiras de oferecer alternativas, como bebidas vegetais, que possam agir como substitutas, sem deixar de lado qualidade e sabor. Neste Dia Internacional do Leite – 1º de junho -, o assunto ganha ainda mais repercussão e destaque.

Um estudo desenvolvido pelo laboratório Genera apontou que 51% da população brasileira pode desenvolver intolerância à lactose. O levantamento, divulgado no início do ano e intitulado “O perfil do DNA do brasileiro na saúde e bem-estar”, analisou amostras de 200 mil moradores de todas as regiões do país.

O fator também foi notado na pesquisa realizada pelo International Market Analysis Research and Consulting Group (IMARC Group), que apontou que este nicho tem tendência a crescer mais de 100% até 2027. Ou seja, a realidade explica o porquê de estar se tornando cada vez mais comum a presença de alimentos que possam ser consumidos por essas pessoas nas gôndolas dos supermercados.

Aliada na rotina

Diferentemente do leite de vaca, a origem das bebidas vegetais líquidas e em pó da RisoVita é outra: o arroz. Cereal amplamente conhecido por estar presente no almoço ou no jantar, sua base é hipoalergênica e vegana, ideal para quem possui alergia à proteína presente no leite convencional ou à lactose.

“Muitas pessoas chegaram a consumir a versão tradicional do leite em algum momento da vida e não necessariamente pararam de gostar, apenas não compram por questão de saúde. Por isso, procuramos deixar nossos produtos o mais parecido possível. Nosso desejo é levar sabor e qualidade de vida ao maior número de pessoas possível”, explica Luciano Machado, gerente nacional da RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos.

Na busca em suprir ainda mais a necessidade de quem opta por opções vegetais, a RisoVita lançou novos sabores de bebidas líquidas à base de arroz. Agora, as pessoas podem escolher entre as versões Maçã e Banana, Café, Morango, Original, Chocolate, Coco, Castanha de Caju, Amêndoas e Baunilha. O incremento, na visão de Machado, se dá pela premissa de que cada indivíduo possui um paladar diferente. Nesse sentido, a marca se propõe a entregar opções que agradem tanto quem prefere algo mais doce, quanto os que optam pelo neutro ou para incrementar em preparos.

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