Gabriela Recco
O Dia Mundial da Voz é comemorado neste domingo, 16 de abril. A data foi criada em 2003 para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
“A voz é a nossa identidade pessoal. Nós reconhecemos uns aos outros pela voz, quando estamos tristes ou felizes a nossa voz revela nossas emoções. E acima de tudo a voz é o instrumento de trabalho de professores, locutores, cantores, radialistas, entre outros”, destaca a fonoaudióloga da Secretaria de Educação de Morro da Fumaça, Ana Júlia Rosa.
A fonoaudióloga destaca algumas orientações gerais, especialmente, aos professores sobre alguns cuidados para manter a voz saudável. “Investir na maçã, evitar pigarros, evitar o cigarro e o café em excesso, articular bem as palavras, evitar gritos e sussurros, prestar atenção na respiração, evitar levantar a voz e acima de tudo, beber bastante líquido”, pontua Ana Júlia, que ainda reforça que qualquer sintoma de rouquidão ou alteração vocal, deve-se procurar um fonoaudiólogo.
Durante esta semana a Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça, juntamente com a fonoaudióloga, irá divulgar nas escolas a campanha: “Voz: conexão sem Fronteiras”. “Vamos lançar amanhã como forma de orientação aos professores com kits com folders trazendo mais dicas para cuidar da voz”, finaliza.