ASSESSORIA UNESC
Empresa é a quinta a instalar laboratório na Universidade e contar com a atuação de acadêmicos focados na solução de problemas.
Com 18 anos de história, a Deps Tecnologia passa a ter um laboratório dentro da Unesc. A inauguração do espaço ocorreu na segunda-feira (27/03), sendo essa a quinta empresa a ter espaço de desenvolvimento no campus da Universidade. As companhias Agpr5, Deps, OAIS_Piql, Procer e Useall já contam com laboratórios ativos na Instituição.
Na inauguração oficial do espaço, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou que o ecossistema de inovação da Universidade é composto por diferentes segmentos, sendo um dos principais o Unesc Labs. “O projeto tem a finalidade de aproximar academia e setor produtivo e formar talentos a partir dos nossos estudantes em laboratórios dentro da Universidade. Estes laboratórios são formatados pela empresa para que os talentos sejam formados a partir da experiência”, contou.
“Estamos felizes com a parceria. A Deps é uma empresa de quase 20 anos, consolidada nacionalmente, com grande portfólio para ser compartilhado conosco e experiências robustas, além de ser fundada por um egresso da Unesc, o que nos deixa ainda mais satisfeitos”, destacou a reitora.
O egresso que Luciane cita é o CEO da Deps, Cristoffer Medeiros que, em 2004, um ano após se formar em economia, decidiu investir no próprio negócio.
“Sempre falamos dentro da Deps que o CNPJ pode ficar velho, mas as ideias são. Nada melhor que ter pessoas jovens e estar dentro da Universidade para que o que fique velho seja somente o CNPJ. Na base do nosso mapa estratégico está a inovação, então essa parceria, para nós, resume muito esse desejo, essa necessidade de continuar inovando”, falou.
O planejamento estratégico da Unesc para 2023 é a implantação de ainda mais soluções importantes que vão ao encontro das necessidades que o setor produtivo apresenta. “Atualmente, as pessoas falam muito da carência de mão de obra qualificada e a Unesc, desde 2019, identificou esta oportunidade e, por meio do Hub de Inovação, oferece o Unesc Labs, que é o laboratório de formação dedicado à cultura organizacional de uma empresa”, enfatizou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes
Por meio da iniciativa, as empresas instalam os laboratórios dentro da Instituição, selecionam alunos para atuação nestes espaços e passam a integrar o ecossistema universitário, da mesma forma que os estudantes aprendem com a imersão em uma grande empresa. “Assim, elas moldam os estudantes para aprender aquilo que o banco de uma Universidade consegue fazer, que é ensinar o modus operandi. Os desafios reais do dia a dia da empresa são apresentados, sendo que a Unesc possui toda a estrutura institucional com professores e laboratórios que responderam responder às necessidades da organização instalada no Lab”, acrescenta.
O agente de inovação da Unesc, Paulo Priante, lembrou que o Unesc Labs é uma iniciativa que tem foco na experiência formativa do aluno. “A empresa traz as demandas internas para desenvolver soluções por meio desta conexão com a Unesc. Já os alunos são capacitados e fazem entregas a partir dos desafios postos e, ao mesmo tempo, absorvem a cultura da empresa”, disse.
Outras informações sobre o Unesc Labs podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3431-2606 ou no e-mail aditt@unesc.net.
Oportunidades
Para a criação do laboratório, 40 acadêmicos da Instituição concorreram para cinco vagas, sendo quatro para o desenvolvimento de software e um para analista de testes. O acadêmico da sexta fase do curso de Ciências da Computação, João Victor Alves Rocha, foi um dos selecionados.
“É uma oportunidade grandiosa de aprendizado pessoal e profissional, além de auxiliar a empresa em seu crescimento. É uma jornada onde podemos aprender muito e entender como funciona o dia a dia da empresa”, contou.
A Deps
Na busca por responder a pergunta: “como diminuir os esforços da atividade humana e simplificar suas rotinas para torná-los capazes de atingir resultados extraordinários”, Cristoffer Medeiros e Simone Medeiros, criaram a startup Deps Tecnologia, em 2004.
Para dar uma resposta a esta questão, a dupla uniu lógica e mentes, tendo como resultado a inovação. Cristoffer explicou que a Deps não desenvolve apenas softwares, mas métodos, processos e educação para tornar a área de crédito.
“É uma poderosa alavanca para a sociedade e economia que afeta as relações entre empresas e pessoas, dando liberdade para confiarem umas nas outras. Atualmente, com clientes no mercado nacional e internacional, A deps possui mais de 240 milhões de análise e reanálises efetuadas por suas soluções, impactando na vida de milhões de pessoas e empresas em diferentes geografias”, fala Medeiros.