Geral

Municípios devem fundar o colegiado de Saneamento Básico da Amrec

Municípios devem fundar o colegiado de Saneamento Básico da Amrec
ANTONIO ROZENG / AMREC

Uma primeira reunião na segunda-feira (27) na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) marcou a intenção dos municípios na criação de um colegiado para debater as políticas públicas na área do saneamento básico. Representantes dos municípios de Morro da Fumaça, Orleans e Urussanga estiveram presentes, com intuito de trocar experiências e debater planos de saneamento.

Conforme o presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Morro da Fumaça, Rogério Sorato, o principal problema do setor é técnico. “O setor precisa capacitar os profissionais para os desafios de gestão”, afirma Sorato.

Conforme Rogério, os municípios precisam ter planos de saneamento bem alinhados, já que até 2033, 90% das regiões urbanas precisam estar com esgotamento sanitário implantado, conforme a Lei Federal 11.445/2007. “Há municípios que nem sabem desta exigência. Por isso estamos entrando em contato com os responsáveis. Todos precisam de políticas de saneamento bem alinhadas. Pensando na maturidade dos gestores e na responsabilidade que o Colegiado tende a ser criado vem trazer inúmeros benefícios”, avalia.

Colegiados

Hoje a Amrec conta com 16 colegiados. Esse ano a Associação já está em vias de criar o Colegiado de Desenvolvimento Econômico, que está em fase avançada de fundação, e ainda tem a intenção de criar um Colegiado para tratar do trânsito. Conforme o diretor executivo da Amrec, Cledio Fachin, o planejamento da associação é avaliar as áreas que ainda não são atendidas para facilitar a troca de experiências. “Estamos buscando sempre a melhora na qualidade de vida do cidadão e o melhor aproveitamento do dinheiro público, com atitudes mais assertivas”, explica o diretor.

Topo