Geral

Bolsa Família: 21 perdem o benefício em Morro da Fumaça

Bolsa Família: 21 perdem o benefício em Morro da Fumaça

Dos 285 beneficiários que recebem o Bolsa Família todo mês em Morro da Fumaça, 21 tiveram o pagamento suspenso. No maior pente-fino já realizado em toda a história do Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) encontrou inconsistências em 1,1 milhão dos cerca de 13,9 milhões de benefícios pagos pelo governo federal.

O resultado se deve ao aprimoramento dos mecanismos de controle do programa, que teve a sua base de dados ampliada para verificação permanente da renda das famílias. Do total de benefícios que apresentaram indícios de irregularidades, o MDSA determinou o cancelamento de 469 mil (3,3%) e o bloqueio de 654 mil (4,7%).

Em Morro da Fumaça, oito tiveram o pagamento do Bolsa Família cancelado, e em 13 casos ele foi bloqueado temporariamente. Em todos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa. Em Santa Catarina foram canelados 7.490 benefícios, e outros 8.375 tiveram o pagamento bloqueado. Ao todo, 128.976 pessoas recebem o Bolsa Família no Estado.

O pente-fino:

  • 469 mil benefícios cancelados (3,35%) por subdeclaração de renda;
  • 654 mil benefícios bloqueados (4,7%) por subdeclaração de renda;
  • Convocação de 1,4 milhão de famílias para averiguação cadastral (janeiro de 2017);
  • Bloqueio de benefícios de 13 mil famílias identificadas como doares de campanha na prestação de contas de candidatos nas Eleições de 2016;
  • Redução do prazo para identificação de subdeclaração de renda;
  • Obrigatoriedade do CPF para a inscrição no Cadastro Único.
Jornalista João Manoel Neto
Topo