Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, o Sicredi promove neste sábado (1) uma série de atividades nos municípios do Sul do Estado. Em Morro da Fumaça, os colaboradores da agência estreitaram os laços com o Programa Fumacense de Ação Social (Profas). Pela manhã, uma sala de aula foi reformada e os alunos ajudaram a construir uma horta suspensa e outra no chão.
De acordo com o gerente da agência do Sicredi na cidade, Pablo Broring, o objetivo era demonstrar efetivamente como é o cooperativismo. “Conseguimos tudo com doações, e isso foi uma forma de envolver a comunidade. O Profas desenvolve um trabalho importante para Morro da Fumaça e hoje conseguimos melhorar a qualidade da infraestrutura para as crianças”, explica.
Fundado há 34 anos, o Profas atende atualmente 105 alunos, de três meses a cinco anos de idade, divididos em oito turmas. “Essa sala era uma necessidade, pois estava com muitas infiltrações. Essa ação cooperativista do Sicredi veio em bom momento, aliando também o que trabalhamos no mês de junho com o dia do meio ambiente”, coloca a presidente Mary Neusa Espíndola Bif, a Lula.
De acordo com a professora do Jardim A (de três a quatro anos de idade), Keila Machado Lessa, as crianças estudaram nas últimas semanas a importância do meio ambiente a da reciclagem. “O objetivo era sensibilizar sobre o que é, o que se pode fazer, o que faz parte do meio ambiente. E os alunos se envolveram, trouxeram materiais recicláveis, e conseguimos desenvolver um aprendizado diferente. As crianças pegam as informações de forma fácil, e depois ajuda a corrigir e cobrar dos adultos”, relata.
Todo dia é dia de cooperar
O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Em 2016, o Dia C beneficiou mais de um milhão de pessoas.