Geral

Mil doses de vacina são desperdiçadas por temperatura errada

Mil doses de vacina são desperdiçadas por temperatura errada

O vereador de Morro da Fumaça, Edivaldo Marcolino, o Vado (PMDB) confirmou na tarde desta quinta-feira (1) que foram desperdiçados R$ 38.334,44 em vacinas na Secretaria de Saúde do município. Somente de vacinas da influenza (gripe H1N1), foram devolvidas para a Gerência Regional de Saúde cerca de mil doses.

Segundo o vereador, informações dão conta de que estes medicamentos sofreram alteração na temperatura durante o armazenamento. “A secretária de saúde me disse que pode ter sido uma queda na energia que prejudicou estas vacinas, mas fui à Cermoful e lá me informaram que nenhuma queda foi registrada no período em questão”, salienta.

As vacinas deveriam permanecer em temperatura que varia de 4ºC a 8ºC, mas chegou a 16ºC de acordo com o vereador. “Tínhamos vacinas da gripe, entre outras que dificilmente poderão ser reaproveitadas, porque ficaram em uma temperatura muito elevada. Buscamos saber qual foi o real problema, se foi descuido da pessoa responsável, se foi a geladeira onde estavam armazenadas outro qualquer outro fator”, completa.

A Gerência Regional de Saúde deu 15 dias para o município se manifestar. Vado contatou a secretária de saúde, Sonia Rocha, esta tarde, e recebeu a garantia de que todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer o ocorrido.

Redação Morro da Fumaça Notícias / Assessoria Câmara MF
Topo