A campanha de vacinação contra a Influenza encerra nesta sexta-feira (26), e a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça alerta a população para a importância da imunização dos grupos prioritários.
A secretaria do Estado preconiza que 90% de todos os grupos sejam vacinados. Em Morro da Fumaça o índice de pessoas que compareceram às Unidades Básicas de Saúde para tomarem a dose preventiva contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B é de 61%.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Mariana Marques, a maior preocupação são crianças, gestantes e comorbidades e que agora são prioridade na imunização. “O município não apresenta nenhum caso de H1N1, porém, temos que investir na prevenção justamente porque o inverno se aproxima e com ele a proliferação de doenças”, relata.
De acordo com a secretaria o número de óbitos em 2016 no Brasil foi alto em relação aos anos anteriores. Das 2.220 mortes, a maioria (1.982) foi por influenza A/H1N1. “No ano passado tivemos casos gravíssimos também no Estado chegando a um número de 29 mortes. É importante que as pessoas se conscientizem e façam a vacina para se protegerem”, diz a coordenadora.
A Secretaria de Saúde reuniu agentes de saúde e enfermeiras e orientou que reforçassem a importância da vacinação com a população, principalmente, gestantes e crianças.
Quem recebe a vacina pelo SUS
Crianças de seis meses a menores de 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);
Idosos (a partir de 60 anos);
Profissionais da saúde;
Povos indígenas;
Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional;
Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade;
Professores de escolas públicas ou privadas.