Oito Policiais Militares de Morro da Fumaça passaram por um treinamento nesta terça-feira (23) para começar a utilizar dispositivos elétricos de controle, a conhecida arma de choque. As duas Spark foram adquiridas e começam a ser utilizadas já no patrulhamento desta noite.
De acordo com o Sargento Tiago Jacoby, comandante do destacamento local, as ferramentas são de vital importância para o uso do policial militar. “Nós estávamos há muito tempo lutando para adquirir essa arma. É uma ferramenta segura, que não deixa sequelas, e que vai melhorar muito a abordagem da PM no dia a dia”, explica.
Com a capacitação teórica e prática de hoje, todos os PM’s de Morro da Fumaça já podem utilizar a nova arma. Os policiais recém chegados na cidade já haviam realizado o treinamento antes da formação.
O Major Sartor, Chefe da Central de Emergência de Criciúma, explica que o dispositivo causa a paralisação dos músculos. “Elas lançam dardos que se comunicam e fluem eletricidade. É como se fosse uma picada de uma agulha, mas que traz incapacidade ao cidadão. A lesão é muito menor do que outros armamentos utilizados até então”, coloca.