Com o objetivo de discutir a adubação verde, a Epagri de Morro da Fumaça reuniu recentemente os agricultores para explicar melhor o processo. Nesta época, boa parte das culturas comerciais foi ou está sendo colhida e a terra passará por um período de descanso até o próximo cultivo.
“Com a introdução de plantas de cobertura este descanso pode ser melhor aproveitado para enriquecer o solo, seja através do incremento de matéria orgânica ou proteção do solo pela palhada”, explica o extensionista Saymon Zeferino.
Além de um panorama sobre o mercado de grãos, a Epagri também repassou informações sobre espécies de inverno e de verão, densidade de plantio e manejo. “Ficou planejado uma área teste com o cultivo de sorgo, tanto para silagem quanto para adubação verde”, explica o extensionista Wilmar Kleinschmidt.
Em Morro da Fumaça o trabalho com conservação de solo já é tradicional, pois além de sediar eventos sobre o tema, também desempenhou importante papel na divulgação sobre o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).