Os membros do Observatório Social (OS) de Morro da Fumaça foram apresentados para a comunidade na noite de terça-feira (18) em audiência pública realizada no salão paroquial. O principal objetivo do encontro era explicar qual o papel e como funcionará o OS fumacense. “Estamos muito entusiasmados com este trabalho. A palestra serviu para explicar o que é o Observatório Social. Estamos formalizando a parte burocrática, e queremos estar em funcionamento ainda neste primeiro semestre”, explica o presidente do Observatório de Morro da Fumaça, Glauber Recco.
De acordo com Recco, o objetivo é seguir o padrão do OS Brasil. “Teremos várias câmaras que vão observar por áreas específicas como licitação, saúde, câmara de vereadores entre outras. Estamos montando um planejamento estratégico, tudo de forma bem técnica como exige a entidade”, comenta.
Marco histórico
Representando o OS Brasil, Euclides Magri, elogiou a criação do Observatório Social fumacense. “Tudo é cidadania, e é necessária a participação e a ajuda da população neste trabalho de observação. O OS trabalha com seriedade e sigilo com o que é discutido para evitar constrangimento. É um marco histórico para Morro da Fumaça”, comenta Magri.
Estavam presentes ainda o representante do OS de Criciúma, Guilherme Eugênio Pasta, o prefeito Agenor Coral, o Noi, o vice, Eduardo Guollo, e vereadores.