Depois de três anos atendendo no Posto de Saúde do Distrito de Estação Cocal e nas localidades de Mina Fluorita e Vila Rica, a médica cubana Yanireisi Benito Kindelan, vai deixar o Brasil. Por norma do Ministério da Saúde, que gerencia o Programa Mais Médicos, cumprido este tempo de serviço no país ela é obrigada a retornar a Cuba.
Nesta segunda-feira (31), Yani como ficou conhecida pela comunidade, recebeu o título de Cidadã Honorária de Morro da Fumaça. A honraria foi entregue pela Câmara de Vereadores, atendendo proposição do vereador Miguel Zaccaron Darolt e aprovada por unanimidade. “Não tenho palavras para descrever a emoção em receber esta homenagem. Se tratei todos com amor, é porque recebi muito amor. Só tenho a agradecer os fumacenses por tudo”, destaca a médica.
Trabalho elogiado
Yani chegou à cidade quando o vereador Miguel era o secretário de saúde. “Na época busquei implantar este projeto em Morro da Fumaça. Inclusive solicitei dois médicos ao Governo Federal e eles enviaram a Yani. Para nós foi uma grande satisfação tê-la conosco nestes anos. Obrigado pela dedicação e pelo carinho com que tratou os fumacenses”, fala Darolt.
O presidente do Legislativo, José Carlos Bortolin, o Calita também exaltou o trabalho da médica. “A comunidade sempre elogiou o trabalho desempenhado por ela. Isso é fruto da dedicação, da ética e do comprometimento com a profissão”, pontua.
Vínculo com a comunidade
De acordo com a secretária de saúde, Cristina Maccari, um novo médico será enviado pelo Ministério da Saúde nos próximos 40 dias. “A Yani criou um vínculo com a comunidade, teve boa conduta e por isso todos gostaram dela”, explica.
Para a moradora de Estação Cocal, Valcenir Salvam Bitencourt, a médica vai deixar saudades. “Ela foi maravilhosa. Não tinha hora para atender as pessoas, sempre atenciosa, prestativa, conhecia a medicação brasileira. A comunidade não queria que ela fosse embora, porque ela já fazia parte das nossas famílias”, comenta.