Mês de aniversário do dono da conta vai orientar calendário de liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do Trabalhador (FGTS). Dessa forma quem nasceu em fevereiro, por exemplo, poderá a sacar a partir de março, já quem faz aniversário em março, vai receber em abril, e assim sucessivamente. O calendário oficial com as datas de pagamento ainda será lançado, a expectativa é que os pagamentos comecem a ser liberados a partir do dia 13 de março.
Na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, o Governo Federal junto a Caixa Econômica vai lançar um site, além de outros canais para o trabalhador poder consultar se tem conta, com saldo, ou não. Um deles será o número 0800 específico para tirar dúvidas sobre o assunto. São dois os critérios para poder sacar o FGTS, se o trabalhador tiver sido demitido por justa causa ou se pediu demissão até dezembro de 2015.
Segundo o Ministério do Trabalho mais de 18 milhões de contas enquadram-se neste critério. nelas, estão depositados R$ 41 bilhões e 400 mil, a maior parte tem saldo inferior a um salário mínimo.
Atualmente o trabalhador, pode consultar a conta do FGTS nas agências da caixa, para isso, é preciso levar um documento de identificação com foto e o número de inscrição PIS/Pasep/. Outra opção é a consulta nos caixas eletrônicos com o cartão cidadão.