Um grupo de paraguaios que trabalha com artesanato esteve em Morro da Fumaça durante a semana conhecendo o funcionamento do Núcleo de Cerâmica Artística “Olaria das Artes”, ligado ao Sindicado da Indústria da Cerâmica Vermelha (Sindicer). Com a ajuda do coordenador do projeto, César de Medeiros Pereira, eles puderam trocar experiências, ideias e técnicas. “Foi uma semana de boa companhia, principalmente, do “alfarero” (oleiro) paraguaio Pedro Cristaldo, que reside na cidade de Areguá e tem 35 anos de experiência”, explica Pereira.
O que é?
O Núcleo de Cerâmica Artística “Olaria das Artes” foi fundado em 2005 com o objetivo de dar oportunidade aos alunos formados pela escola de artesanato “O Oleiro” de obter renda através da venda dos produtos. O Núcleo produz atualmente peças utilitárias e decorativas exclusivas.
O grupo é composto de artesãos que trabalham na criação e confecção de peças artísticas artesanais, divulgando o trabalho em toda a região e no Estado de Santa Catarina, resgatando os valores culturais e diversificando os produtos produzidos pela cerâmica vermelha em Morro da Fumaça e região.
Redação Morro da Fumaça Notícias / Fotos: César de Medeiros Pereira